Sistema de alerta DF100Fogo: a produção voluntária de informação geográfica, paisagens e incêndios florestais (UNIVEM-IBICT-UFSCar) (2015-atual)

Este projeto trata da produção de informação geográfica voluntária (IGV) e do desenvolvimento de sistema de gestão de situações críticas no Distrito Federal, considerando o tema de obtenção e manutenção de consciência situacional de situações de queimadas em paisagens do cerrado nos limites urbanos e de áreas protegidas. Visa-se a participação do cidadão no monitoramento de situações críticas envolvendo os espaços urbanos de Brasília, as áreas limítrofes de Unidades de Conservação e outras áreas protegidas do DF, como forma de sensibilizar a população para a intensificação dos graves problemas ambientais urbanos, no quadro das mudanças climáticas e efeitos da expansão urbana.  Além da pesquisa associada ao desenvolvimento tecnológico, serão conjuntamente elaboradas metodologias de utilização dos aplicativos como parte do processo de reconhecimento dos fatores associados à geração do risco; análise de resultados em estudo de percepção ambiental da relação cidade e cerrado; análise da apropriação das tecnologias de mobilidade, na perspectiva das cidades inteligentes e da ciência cidadã.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado (5) / Doutorado: (3).

Integrantes pesquisadores:

Dr. Leonardo Castro Botega (UNIVEM) – Coordenador

Dr. Allan Caixeta Oliveira (UNIVEM)

Dra. Vânia de Paula Almeida Neris (UFSCar)

Dr. Maria de Fátima Tavares (IBICT)

 

Desenvolvimento de Abordagem de Fusão Semântica utilizando Dados Abertos Conectados para a Ampliação do Conhecimento sobre Situações de Crime (UNIVEM, UNICAMP, USP e Empresa Stratelli – Inteligência Estratégica) (2016-atual)

Os trabalhos apresentam um conjunto de métodos e ferramentas que juntas compõem soluções para melhorar sistemas de monitoramento e mapeamento de emergências, tais como os adotados pelas forças de segurança (ex: polícia, bombeiros, etc). O projeto demonstra como melhorar a inteligência destes sistemas de forma que tarefas de localização de pessoas e objetos de interesse, e a logística dos recursos para busca e apreensão sejam realizadas com maior eficácia e eficiência, como por exemplo para obter melhores dados sobre um determinado crime e proporcionar um melhor atendimento à ocorrência.

Consciência Situacional (Situational Awareness – SAW) se refere ao nível de consciência que um indivíduo ou equipe detém sobre uma situação. No domínio de gerenciamento de situações de risco, falhas de SAW podem induzir operadores humanos a erros no processo decisório e acarretar riscos à vida, ao patrimônio ou ao meio ambiente. Processos de fusão de dados apresentam oportunidades para melhorar a SAW de analistas de sistemas de avaliação de situações de risco. Entretanto, cenários dinâmicos estão sujeitos a limitações de qualidade das informações, o que pode gerar incertezas quanto ao significado das situações e prejudicar a SAW. O estado da arte em processos de fusão de dados e informações apresenta abordagens com limitado emprego da semântica da informação no processo de fusão, geralmente restritos a mecanismos sintáticos para a determinação de sinergia entre informações. Assim, este projeto objetiva o desenvolvimento de uma nova abordagem de fusão semântica de informações, apoiada pelo modelo Quantify (Quality-aware Human-Driven Information Fusion Model) de fusão de informações e pelas as capacidades dos Dados Abertos Conectados, enriquecendo situações sob análise com definições e relações já definidas, e parametrizando a atuação de operadores humanos e da automação. Em estudo de caso, serão utilizadas informações reais de situações de risco, mais especificamente sobre crimes em grandes centros urbanos. Para avaliar a solução, será comparada a melhoria da qualidade da informação em relação a outras técnicas e a melhoria da consciência situacional oferecida pela implementação da nova abordagem.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa e Desenvolvimento

Integrantes pesquisadores:

Dr. Leonardo Castro Botega (UNIVEM)

Dr. Allan Caixeta Oliveira (UNIVEM)

Dr. Leandro Aparecido Villas (UNICAMP)

Dra. Regina Borges Araújo (UFSCar)

Me. João Henrique Martins (Stratelli)