A interação humano-computador é o estudo da interação entre pessoas e computadores. Trata-se de uma área multidisciplinar que relaciona a ciência da computação, sistemas de informação, psicologia, sociologia, semiótica, linguística, design, artes e ergonomia, com o objetivo de investigar e propor soluções computacionais centradas no humano e em seu domínio de atuação, em benefício da comunidade e do meio ambiente.

A proposta deste grupo consiste congregar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em interação humano-computador, em conjunto com parceiros de grandes centros de pesquisa, que venham a contribuir para o estado da arte da área e que também possam ser aplicados a problemas reais que dependam de soluções tecnológicas e que envolvam a atuação do humano no processo.

Especificamente, busca-se desenvolver soluções orientadas por estudos de casos, propondo modelos, metodologias, frameworks e métodos para Sistemas Complexos de Tomada de Decisão, Visualização de Informação, Interface Humano-Computador, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento.